Tópicos semelhantes
Procurar
Últimos assuntos
Parceiros
Automóvel Clube de Portugal: “Hoje só há repressão e caça à multa”
ANASP- Admin
- Mensagens : 3215
Reputação : 61
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 44
Localização : Portugal
Automóvel Clube de Portugal: “Hoje só há repressão e caça à multa”
"Destruição da BT da GNR é uma das grandes razões porque não há prevenção", diz Carlos Barbosa
O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) considera que não há prevenção rodoviária em Portugal e aponta a extinção da Brigada de Trânsito (BT) da GNR como uma das razões dessa lacuna.
"É evidente que a destruição da BT da GNR é uma das grandes razões porque não há prevenção em Portugal, porque é um corpo unido que está completamente desarticulado em 18 destacamentos. A prevenção acabou completamente e hoje em dia só há repressão e caça à multa com as máquinas escondidas atrás das árvores", afirmou esta terça-feira Carlos Barbosa em declarações à agência Lusa.
Com a entrada em vigor da lei orgânica da GNR, em Janeiro de 2009, a BT foi extinta, passando os cerca de 2500 militares a fazer parte dos 18 destacamentos territoriais, e foi criada a Unidade Nacional de Trânsito (UNT), com cerca de 160 elementos.
O presidente do ACP falava a propósito dos dois acidentes ocorridos na segunda-feira na A25 junto ao nó de Talhadas, em Sever do Vouga, um em cada sentido, e que causou seis mortos e 72 feridos, dos quais 48 em estado grave. Os dois acidentes envolveram mais de meia centena de veículos.
"Penso que aquela estrada é extremamente perigosa. É um antigo IP [Itinerário Principal] transformado em autoestrada e que tem uma série de curvas cegas. O próprio desenho da estrada facilita que haja bastantes acidentes ali", afirmou, acrescentando que "se há um acidente que não é visto por condutores que venham atrás, mesmo que respeitem o limite de velocidade não têm hipótese de travar e, em bom português, enfaixam-se todos uns nos outros".
Carlos Barbosa referiu ainda que "a chuva miudinha, que não limpa as estradas, é mais uma razão para as estradas estarem escorregadias" e que "muitas vezes as pessoas também não respeitam a distância dos carros da frente para, em casos deste tipo, poderem travar e poderem evitar a colisão".
"Essas terão sido as causas principais do acidente. Independentemente de continuar a dizer que em Portugal se guia muito mal", defendeu.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nenhum comentário
Sex 31 Jul 2015, 14:34 por ANASP
» ofertas emprego
Sex 31 Jul 2015, 14:31 por ANASP
» Ofertas emprego
Sex 31 Jul 2015, 14:28 por ANASP
» Ofertas de Emprego Segurança Privada
Sex 31 Jul 2015, 13:54 por ANASP
» (2)ANASP_Newsletter_23julho
Qui 23 Jul 2015, 14:23 por ANASP
» ANASP_Newsletter_23julho
Qui 23 Jul 2015, 14:16 por ANASP
» (2)ANASP_Newsletter_16julho
Qui 16 Jul 2015, 14:43 por ANASP
» ANASP_Newsletter_16julho
Qui 16 Jul 2015, 14:10 por ANASP
» (2)ANASP_Newsletter_15julho
Qua 15 Jul 2015, 13:58 por ANASP