Se não assistiu em direto ao telejornal do dia 19.03.15, onde a ANASP foi noticia sobre o tema "Profissionais de Segurança Privada na zona de Cais do Sodré, Lisboa".
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MINISTRO DA DEFESA NACIONAL VOA COM OS “LOBOS” EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
MINISTRO DA DEFESA NACIONAL VOA COM OS “LOBOS” EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
19-03-2015
O Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco voou com a Esquadra 601 "Lobos", no dia 18 de março de 2015, numa missão de apoio ao reconhecimento e vigilância da zona eco(…)
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EUA já entregaram "mapa indicativo" de instalações que vão manter nas Lajes
O ministro da Defesa informou esta quinta-feira deputados do Assembleia Legislativa dos Açores de que os EUA já entregaram a Portugal um "mapa indicativo" das instalações que pretendem continuar a usar nas Lajes após a diminuição do contingente que ali têm e das que estão dispostos a ceder a Portugal.Esta informação foi dada à Lusa por Francisco Coelho, presidente da comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa dos Açores, que se reuniu esta quinta-feira em Lisboa com os ministros da Defesa, Aguiar-Branco, e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, para abordar temas relacionados com a base das Lajes.
A Força Aérea Portuguesa está agora a analisar esse mapa, para emitir um parecer, disse ainda Aguiar-Branco, segundo Francisco Coelho, que acrescentou que os deputados foram também informados de que não há ainda uma data concreta para a próxima reunião bilateral entre os dois países, mas que, à partida, deverá ser agendada para Junho.
O deputado açoriano disse que a comissão parlamentar reiterou junto dos dois ministros a necessidade de a utilização de instalações nas Lajes pelos EUA não inviabilizar o aumento da utilização de infraestruturas da Terceira para fins civis, solicitando que isso seja levado em conta nas negociações com Washington.
Os deputados dos Açores pediram também que nas negociações seja enfatizada a importância de serem garantidas compensações para a Terceira por causa da redução norte-americana, atendendo ao impacto socioeconómico e ambiental que tem na ilha.
Além disso, a comissão parlamentar açoriana pediu para o grupo de trabalho criado pelo Governo da República com o objectivo de pensar medidas que atenuem o impacto da decisão norte-americana na Terceira produzir resultados com rapidez.
A Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa dos Açores pediu esta reunião aos dois ministros no âmbito da apreciação de uma proposta do BE relacionada com o processo de descontaminação de aquíferos e terrenos no concelho da Praia da Vitória, por parte dos EUA, que são os responsáveis pelo problema, que está associado ao armazenamento e transporte de combustíveis da base das Lajes.
Os trabalhos de descontaminação foram iniciados em Setembro de 2012 pela Força Aérea dos Estados Unidos da América.
Segundo Francisco Coelho, a reunião desta quinta-feira serviu para fazer um "ponto de situação" sobre esta questão e "chamar a atenção" dos ministros para "a necessidade" de este ser um "processo longo e moroso" e de ser garantido o cumprimento do "princípio do poluidor pagador".
Os deputados dos Açores vincaram ainda a importância de a questão ser um dossier importante nas negociações com os EUA, que deixam na Terceira uma pegada ambiental com mais de sessenta anos que tem de ser recuperada. (Público)
MINISTRO DA DEFESA NACIONAL VOA COM OS “LOBOS” EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
O Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco voou com a Esquadra 601 "Lobos", no dia 18 de Março de 2015, numa missão de apoio ao reconhecimento e vigilância da zona económica exclusiva da República de São Tomé e Príncipe, no âmbito da Cooperação Técnico-Militar com Países de Língua Oficial
A acompanhar a missão estiveram presentes a Embaixadora de Portugal, Embaixadora Paula Silva, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso.
A presença do destacamento da Força Aérea Portuguesa em São Tomé e Príncipe tem por finalidade a condução de acções de cooperação técnico-militar entre os dois países e a participação no exercício Obangame Express 2015.
O Obangame Express 2015 é um exercício multinacional que terá lugar entre 19 e 27 de Março no Golfo da Guiné, e cujo objectivo é contribuir para aumentar a segurança marítima contra a pirataria, o narcotráfico e outras ameaças marítimas na região. (EMGFA)[/size]
O barulhento bombardeiro Tupolev Tu-95
Quando cruzou os céus pela primeira vez, no começo da década de 50, o enorme avião Tupolev Tu-95 era o maior símbolo do poderio militar soviético. Até seu apelido, "Urso", fazia referência a seu tamanho e sua força.
Suas hélices pareciam antiquadas diante dos olhos ocidentais, que já viviam uma era revolucionária no design de aviões, com a tecnologia de motores a jacto.
Poucas pessoas acreditariam que, quase 60 anos depois, o avião ainda estaria na linha de frente da aviação russa, actuando como um bombardeiro estratégico ou fazendo o patrulhamento de longo alcance
Outra função do Tu-95, curiosamente, é servir como um avião "espião", ainda que seja o mais barulhento do mundo nessa categoria. Em Fevereiro, o TU-95 foi destaque no noticiários mundiais, depois que dois deles foram detectados perto do espaço aéreo da Grã-Bretanha e escoltados por caças da Força Aérea britânica.
A manobra era uma patrulha comum que os TU-95 faziam no auge da Guerra Fria e que recentemente a Rússia retomou. Mas a história de porque a Rússia ainda confia nessa máquina é mais interessante do que parece.
O TU-95 continua no activo, em parte, por causa de seu visionário criador. Andrei Tupolev era o principal designer de grandes aviões da antiga União Soviética, um engenheiro superdotado que foi preso durante o regime de Stalin por causa de acusações forjadas.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial e o início da Guerra Fria com os Estados Unidos, Tupolev ajudou a criar o primeiro bombardeiro nuclear soviético, o Tu-4.
Tratava-se de uma cópia do Boeing B-29 Superfortress, o avião que lançou as duas bombas atómicas sobre o Japão. Muitas dessas aeronaves caíram em território soviético durante a campanha americana contra os japoneses, e os soviéticos conseguiram montar sua réplica com base em engenharia reversa.
Apesar disso, o Tu-4 não tinha alcance para chegar aos Estados Unidos a partir das bases soviéticas. Em 1952, Tupolev e outro importante designer aeronáutico da época, Vladimir Myasishchev, receberam a encomenda de projectar um bombardeiro capaz de carregar 11 toneladas de ogivas por 8 mil quilómetros, o suficiente para atingir o coração do território americano.
Enquanto o seu concorrente apostou em um projecto ousado, Tupolev decidiu misturar alguma tecnologias já testadas e aprovadas com ideias que surgiram com a primeira geração de jactos. "Foi uma abordagem vista como menos arriscada do que a concepção de Myasishchev", explica Douglas Barrie, analista de aviação do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, uma think-tank com sede na Grã-Bretanha.
O Tu-95 é uma aeronave gigantesca: tem 46 metros de comprimento e 50 metros de envergadura. Vazio, o avião pesa 90 toneladas e é movido por quatro enormes turbo hélices. O TU-95 tem oito conjuntos de hélices. Toda essa força é suficiente para fazê-lo alcançar mais de 800 km/h, velocidade quase semelhante à atingida por jactos comerciais modernos.
Diferente da maioria dos aviões a hélice, as asas do Tu-95 apontam para trás em um ângulo de 35 graus, um pouco como os primeiros caças a serem produzidos. Isso ajudou a aeronave a diminuir o arrasto e alcançar alta velocidade.
Os motores de Tupolev propulsionam dois conjuntos de lâminas com 5,5 metros de comprimento que giram em direcções opostas. Isso torna as hélices mais eficientes mas também cria um ruído ensurdecedor. Tanto que o Tu-95 é considerado o avião mais barulhento ainda em serviço no mundo ─ dizem que até submarinos americanos conseguem "ouvi-los" com seus sonares debaixo de água.
A função original do TU-95 "Bear" de lançar bombas nucleares sobre território inimigo acabou perdendo seu valor com o amadurecimento da tecnologia de mísseis. Mas seu design inteligente permitiu que o avião fosse adaptado várias vezes de acordo com seu uso.
Os Tu-95s de patrulha marítima sobrevoavam navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) durante a Guerra Fria. Alguns deles até foram deslocados para Cuba, voando ao longo da costa americana a partir de bases no Árctico.
Outros TU-95, que foram adaptados para carregar mísseis de cruzeiro de longo alcance, já que tinham capacidade para levar uma carga tão pesada.
Ambições nucleares
Uma versão bastante modificada nasceu tempos depois, o Tu-126, que se tornou a primeira plataforma de vigilância aérea da União Soviética, actuando com um radar voador que alertava defesas sobre a aproximação de aeronaves inimigas.
O TU-95 ganhou até uma versão para a aviação civil, que até hoje mantém o recorde mundial de velocidade para um avião Turbo Hélice: 870 km/h, marcados em 1960.
Foi um Tu-95 modificado que lançou o mais potente explosivo, a bomba nuclear "Tsar ", testada pelos soviéticos em 1961.
A tripulação escolhida a dedo disparou a ogiva de 50 Mega toneladas sobre a ilha de Nova Zemlia, no Oceano Árctico. A bomba precisou de um para-quedas para dar tempo de a aeronave se afastar para uma área segura.
A força da explosão – dez vezes superior à de todos os explosivos detonados em toda a 2ª Guerra Mundial – fez o avião avançar mais de um quilómetro, apesar de estar a 45 quilómetros de distância.
Os soviéticos também estudaram a ideia de ter um "BEAR" movido a energia nuclear. O Tu-95 LAL foi equipado com um reactor pequeno e funcionou como um avião de provas. Acabou sendo retirado nos anos 60, apesar de ter conseguido provar que a tecnologia era viável.
Dos mais de 500 TU-95 construídos desde a década de 50, acredita-se que pelo menos 55 deles ainda estão a serviço da Força Aérea russa, enquanto vários modelos para patrulhamento marítimo fazem parte das frotas das Marinhas da Rússia e da Índia.
Assim como o B-52, da Força Aérea americana, o TU-95 se tornou praticamente insubstituível. Com actualizações e versões adaptadas, o grande "Urso" da Guerra Fria deve permanecer nos céus ainda por algumas décadas. Andrei Tupolev ficaria orgulhoso. (BBC Brasil)
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Força Aérea participa em exercícios no continente africano
Um destacamento da Esquadra 601 - "Lobos" partiu em Março de 2015 rumo ao continente africano, para participar nos exercício Obangame 2015 e Saharan Express 2015, da Marinha norte-americana.
Os exercícios, de âmbito conjunto e combinado, envolvem militares da Força Aérea e da Marinha, que participam com a aeronave P-3C CUP+ da Esquadra 601 e com uma fragata da Armada Portuguesa.
O Obangame decorre de 19 a 27 de Março no Golfo da Guiné e o Saharan Express de 20 a 27 de Abril noutra área da costa ocidental de África, sob a alçada da Componente Naval do Comando norte-americano em África (U.S. AFRICOM 1), que faz parte de um total de seis Comandos Estratégicos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.
O U.S. AFRICOM é responsável por várias iniciativas envolvendo operações reais, bem como por exercícios combinados e acções de cooperação com outras nações relacionadas com a segurança.
Este exercício é o quinto da sua série e, tal como outros do género (Saharan Express e Phoenix Express), tem como objectivo mobilizar as nações do oeste africano, Europa e América. Permite desta forma criar sinergias através das acções que envolvem interoperabilidade de meios das várias nações. A finalidade será a de prevenir e/ou impedir acções criminosas, de pirataria, narcotráfico e armas, entre outras, nas águas do Golfo da Guiné.
O empenhamento envolve várias nações do continente africano, incluindo as insulares (como Cabo Verde) e as suas águas costeiras.
Durante os exercícios, os militares vão treinar embarques e a sua monitorização, abordagens a navios suspeitos, operações aéreas de patrulhamento e ainda acções de fiscalização a meios de superfície. Vão também realizar exercícios de comunicações, culminando com a partilha de informação relativamente a lições aprendidas. Dada a experiência da Esquadra 601 em operações de ambiente marítimo (e os sensores de que dispõe), o seu empenhamento vai centrar-se no patrulhamento, monitorização e recolha de informações para compilação do panorama de superfície.
A presença da Força Aérea e da Marinha de Portugal no continente africano será maximizada com a participação em iniciativas bilaterais de Cooperação Técnico-Militar com países da CPLP e do Gana, no âmbito da fiscalização, vigilância conjunta e segurança marítima..(FAP)[/size]
19-03-2015
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