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PODER OU AUTORIDADE??
Presidente- Mensagens : 89
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Data de inscrição : 18/07/2009
A verdadeira Liderança requer uma enorme doação pessoal!
Gerência, não é algo que se faça para os outros. Podemos gerir inventários, cheques, ou recursos, não poderemos nunca gerir Pessoas. Gerem-se coisas Lideram-se Pessoas.
É legítimo, perguntarmos então, o que é a liderança?
A Liderança, é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente procurando atingir os objectivos como sendo para o bem comum.
Mas se Liderar é Influenciar pessoas, como poderemos exercer essa influência?
Neste processo, o mais importante de facto, é saber envolver as Pessoas do “pescoço para cima”, em vez da velha ideia de que as Pessoas só são úteis do “pescoço para baixo”.
O mais importante para um Líder, resume-se a compreender a diferença entre o Poder e Autoridade.
O Poder, é a faculdade de forçar, coagir alguém a fazer a nossa vontade, usando uma posição de força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
É a forma mais usual de Administrar as empresas actualmente, no entanto a menos eficaz e nada Ética.
A Autoridade por sua vez, é a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que queremos tendo como base a nossa influencia pessoal.
O Poder pode ser vendido, comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocada em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdam dinheiro ou poder.
Isto nunca pode acontecer com a Autoridade.
A Autoridade, diz respeito ao que somos enquanto pessoas, ao carácter e à influência que estabelecemos sobre as Pessoas.
Logicamente que um Líder que utilize na sua conduta a Autoridade, pode por vezes ter de recorrer ao Poder, mas isso só devera acontecer quando a sua Autoridade for quebrada ou posta em causa.
O Líder que só se preocupe com os relacionamentos, não tem a sua Autoridade assegurada, então a chave para a Liderança, é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos! Os grandes Lideres têm essa capacidade, constroem relacionamentos saudáveis, respeitando as necessidades legítimas dos seus colaboradores.
Um relacionamento saudável entre prestadores de serviços e clientes, é necessário para a saúde duradoura de qualquer organização.
O tratamento digno e respeitoso, a capacidade de contribuir para o sucesso da organização, o sentimento de participação, está sempre acima do dinheiro.
Quando crescem os movimentos Sindicalistas no seio de uma qualquer organização, é sinal que as necessidades legítimas dos seus profissionais não estão a ser respeitadas, o que por sua vez quer dizer que há gravíssimas deficiências na Liderança.
Um profissional que vê no seu Superior um Líder, será capaz de atravessar paredes, e isso fará toda a diferença no sucesso de uma organização!!!!
Ricardo Vieira
(Presidente da direcção)
10/08/2009
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