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    Anasp Gap 9 de novembro de 2010 10:47
    Viva a Democracia…ou não!!!????

    Tinha eu acabado de enviar uma carta aberta a Sua Excelência o Presidente da Republica, que por sinal, até fazia referencia a esta entidade e eis que surge mais esta denuncia…
    Na falta de melhor, diria que o que de seguida vem descrito, aliado às centenas de relatos semelhantes sobre as praticas desta mesma entidade, assemelhasse-me como algo macabro e dantesco, tanto mais que, quem tem obrigação de intervir, salvaguardando a legalidade e a dignidade dos cidadãos, parece assumir uma postura de inércia cúmplice!
    Em boa verdade, julgo que não estamos perante um mero caso de ocasionais violações das normas laborais, estaremos sim, diante de uma afronta ao Estado de Direito Democrático, sem precedentes na história moderna da Democracia Portuguesa.
    Quem vale aos cidadãos, quando falham todos os instrumentos da Democracia, quando estes são abandonados, totalmente desprotegidos à mercê dos instintos imorais e desumanos daqueles para quem a dignidade da pessoa humana vale tanto como um punhado de areia?
    Julgo que a falta de resposta a esta pergunta, surge como quiçá a maior lacuna do modelo social idealizado como justo e fraterno!

    Ricardo Vieira
    (Presidente da Direcção)
    09/11/2010

    DENUNCIA:

    “Boa tarde;

    Exmo. Sr. Presidente da ANASP, Nós abaixo identificados, somos quatro vigilantes pertencentes á empresa Fénix High Security, e estamos a prestar serviço á mais de dois anos numa portaria de uma fábrica, que também pertence ao mesmo grupo que a nossa empresa de segurança ( Fénix High Security, Fénix Security Group, a extinta Fénix Intersegur Lda., Grandupla-Fábrica de Plásticos, Tintas Potro, Restaurante Tavares Rico, Fénix Working e Fénix Auto Dias Cruz) na Marinha Grande, e desde Julho de 2009, altura em que passamos da Fénix Security Group para a Fénix High Security, que começaram os nossos pesadelos, ou seja, constantes atropelos aos nossos direitos, nomeadamente salários em atraso e o mais grave ainda, todos nós trabalha-mos em média cerca de 10 horas a mais e essas horas nunca nos foram pagas, não valendo de nada todos os nossos apelos e denúncias, quer á própria empresa quer á ACT delegação de Leiria. A propósito da ACT, achamos lamentável a atitude e a passividade demonstrada ao longo destes cerca de 15 meses em que esta situação já se arrasta.
    Primeiro todos os quatro vigilantes fizemos uma denuncia á ACT através do site online, e como não houve nenhuma resposta nos meses seguintes á denúncia, foi um colega nosso á delegação de Leiria da ACT pedir esclarecimentos sobre esse facto, tendo obtido como resposta que o servidor tem estado avariado e as denúncias feitas por essa via não eram recebidas na ACT, o que para nós é uma situação inadmissível em pleno século XXI acontecer. De seguida todos os quatro vigilantes fizemos uma Denúncia por escrito ao cuidado da Exma. Senhora Directora do Centro Local do Liz da ACT no dia 30 de Junho de 2010, tendo sido feita uma visita inspectiva a esta portaria em 05 de Agosto de 2010, e a 31 do mesmo mês recebemos uma carta da ACT a informar que após diligências efectuadas, as situações por nós denunciadas tinham sido resolvidas e portanto iriam arquivar o processo, o que para nós é uma resposta surrealista e demonstradora de um total desrespeito por quem trabalha, pois de facto das situações por nós denunciadas absolutamente nada se alterou, ficando tudo exactamente na mesma, ou pior ainda.....
    No passado dia 16 de Setembro enviamos uma carta ao cuidado da Directora do Centro da ACT, que enviarei mais tarde via CTT ao cuidado do Senhor Presidente cópia dessa mesma carta e de outros documentos comprovativos dos factos, onde demonstramos todo o nosso descontentamento e indignação pela resposta obtida, mas da qual até á data ainda não houve nenhum feed-back dessa carta por parte da ACT.
    Descontentes com o continuar da situação, fizemos no passado dia 14 de Outubro uma nova denúncia á ACT estando até agora á espera de uma resposta.
    Eu, fiz no passado dia 28 de Outubro uma outra denúncia á ACT por causa de uma situação que considero no mínimo uma piada de mau gosto por parte da minha empresa, que passo a explicar: Como no mês de Setembro tive direito ao gozo de 11 dias de férias e seguindo a escala de serviço, como sempre fazemos, apenas fiz 72 horas de serviço normal nesse mês e fiz mais 36 horas suplementares, fazendo turnos de 12 horas, que o Sr. Presidente sabe melhor que ninguém o quanto custa...... Em finais do passado mês de Outubro recebo uma chamada do meu SPV a dizer para eu ligar logo que possa para o nosso Director Operacional Sr. José Torres, o que eu fiz logo de seguida, e qual o meu espanto quando o Sr. José Torres me diz que o SPV se enganou no mês de Setembro e que eu devia de ter feito mais dois dias de serviço, ou seja devia de ter feito 88 horas normais em vez das 72 horas que fiz, e sendo assim iriam converter 16 horas suplementares que fiz nesse mês em horas normais ou então caso eu não aceita-se iriam marcar-me dois dias de falta não justificadas ,ao qual eu lhe respondi que, uma vez que estamos aqui á mais de dois anos a fazer em média cerca de 10 horas que nunca nos foram pagas, que passe 16 dessas horas para completar o mês de Outubro, tendo recebido como resposta que isso era outro assunto que não tinha nada a ver com isto..................
    Outra situação que nos aconteceu, e desta vez apenas a três de nós, foi o facto de sermos chamados á sede da empresa em V. N. de Gaia no passado dia … de Outubro ás … horas para efectuarmos exames de medicina no trabalho, tendo nós os três comparecido pontualmente para os ditos exames, que aproveito para denunciar também que não passaram de um pró-forma, pois apenas estivemos em média cerca de 4 minutos cada um de nós, onde fomos recebidos, supostamente por um médico, pois de facto o dito senhor não se identificou como médico nem tinha oposto nenhum cartão identificativo em como era médico, nem sequer bata usava, tendo feito meia dúzia de perguntas, fez a avaliação da Tensão Arterial e fez auscultação.............. Uma vez que nesta nossa ida a V. N. de Gaia todos os custos (gasóleo e portagens) foram por nós suportados, interrogamos o nosso SPV sobre o que precisávamos de fazer para que a empresa nos reembolsa-se desses valores, tendo obtido como resposta que esses encargos era por nossa conta, o que como está estipulado em lei ( lei 102/2009 ART. 16 Nº 12) isso não corresponde á verdade, sendo a entidade empregadora responsável por esses custos. Fiz uma petição para a empresa a reclamar esse direito e a pedir o reembolso das despesas que tive, não obtive até á data qualquer resposta ...........
    Outro dos assuntos que nos tem preocupado tem a ver com a marcação das férias, uma vez que tanto no ano passado, mas principalmente este ano, tem sido uma desgraça total, tendo nós ainda dias de férias para gozar até ao final deste ano, tendo ao longo deste ano as mesmas sido marcadas e desmarcadas vezes sem conta, chegando ao cúmulo de em inúmeras dessas vezes isso acontecer praticamente em cima da hora do respectivo vigilante ir de férias e noutras vezes era o próprio vigilante que tinha que ligar a perguntar como é que estava a situação ........... palavras para quê.........
    Estamos a 08 de Novembro de 2010 e ainda não recebemos o mês de Setembro, pelo que todos os quatro vigilantes deste posto concordamos em avançar para uma outra forma de luta, uma vez que quer a nossa empresa, quer o gestor da empresa para a qual prestamos serviço, que por sinal também é administrador da Fénix High Security, quer a própria ACT não nos dão qualquer tipo de resposta para resolver esta situação, então optamos por avançar para uma greve de zelo, em que pretendemos estar os quatro vigilantes 24 horas sobre 24 horas aqui no posto, mas não executar nenhum das tarefas inerentes ao nosso posto, mas uma vez que nenhum de nós os quatro faz a mínima ideia de como legalmente tudo isto se processa, agradecia, caso seja possível, que o Senhor Presidente nos desse indicações de como se processa e se esta nossa ideia de greve de zelo é viável e eficaz para resolver estes assuntos, que como o Senhor Presidente, melhor do que nós sabe, acarreta inúmeros problemas para nós e para os nossos familiares.
    Conforme combinado via telemóvel, irei de seguida enviar cópias de documentos que acho importantes, via CTT.
    Agradeço desde já toda a atenção por Vós prestada para esta situação que já ultrapassou todos os limites da racionalidade, e despeço-me com os mais cordiais cumprimentos.
    Atentamente”
    (Oculto pela ANASP)

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